Perca o medo de eventos com passos simples

Perca-o-medo-de-eventos-com-passos-simples

Hoje resolvi escrever sobre algo que afeta a maioria de nós enquanto estamos iniciando na fotografia de eventos, o medo do que vai acontecer a cada momento.
Com essas ideias que eu trago para você, talvez seja mais fácil controlar o desespero e assim se sair com um desempenho muito melhor do que você esperava, digo isso porque já passei por essas coisas e com o tempo eu estou aprendendo a lidar com isso assim como você, então sem mais histórias e vamos começar.

Vou tratar sobre passos que você pode seguir para controlar o seu evento e estar preparado.

1 – Conheça o local em que vai fotografar.

Nada melhor do que conhecer o ambiente em que vai se travar uma batalha, então conhecer o local onde vai fotografar é um puta negócio para evitar surpresas muito grandes, saber até onde poderá ir ou se vai ter muita luz ou pouca luz, são coisas básicas que você vai conseguir controlar se conhecer o local com antecedência.
Se não pode ir até o local antes do evento, entre em contato com espaço e peça para algum bom samaritano lhe enviar algumas imagens para que você possa ter uma noção ou fuce pela internet até encontrar algo que sirva.

2 – Tenha cartões de memória como se fossem ouro, porque são!

Nada poderia ser pior do que um cartão de memória acabar durante o evento ou simplesmente parar de funcionar, então aí vai uma dica legal.
Ao invés de comprar um cartão de 32 GB compre dois cartões de 16 GB ou quatro de 8GB, isso porque se um dos cartões der pau, você não terá perdido todas as imagens do evento e também nem vai ficar sem memória para guardar as belas fotos que irá fazer.
Agora se você não tiver cartões, pega uma folha e uma lápis e desenha o evento inteiro, se vira!

3 – Leve um assistente, é mão na roda.

Estamos falando de uma coisa que você não pode perder, tempo, é um casamento ou festa de aniversário, então tendo alguém para te auxiliar vai funcionar para você ter outro ângulo que não pode estar e garantir algumas fotos a mais para o seu cliente ficar feliz.
Se você não se sente seguro fazendo sozinho, esse assistente vai te dar essa força, chama um colega que já fez alguma coisa na área e pede essa mãozinha, mas pague um valor legal, sem explorar.
Não vá para uma guerra sozinho, ainda mais quando não se conhece o território ou a situação, arriscar pode ser legal, mas ir com alguém na retaguarda é melhor ainda.

 

4 – Tenha duas lentes que qualquer um pode ter.

Duas lentes que não podem faltar no seu kit e que vão te ajudar muito são a 50mm 1.8 e a 18-55mm, a famosa lente do kit que vem em quase todas as câmeras.

  • 50mm – Uma lente clara com um desfoque legal, porém muito fechada.
  • 18-55 – Uma lente um pouco escura, porém com uma abertura de ângulo legal para trabalhar na composição.

Agora que já falamos de algumas coisinhas básicas vamos falar sobre organização mental, vou colocar um esquema de organização mental que pode mudar o seu jeito de ver as coisas.

Objeto da organização mental: CASAMENTO.

O que acontece? Making Of, Cerimônia e Festa.

Making Of – Faça o máximo de fotos da noiva que conseguir, faça fotos do vestido, faça fotos do sapatos, faça uma sessão rápida de fotos com ela posando no espaço se for possível, geralmente é, pronto está garantido, você deve ter aí uma quantidade legal de fotos já, não seja mesquinho com espaço, você lembrou dos cartões né? Fim, bora pra cerimônia.

Cerimônia – Chegada do noivo, faça as fotos dele entrando na igreja, abraçando a família toda e maravilha.
A chegada da noiva, ela na maioria das vezes aparece de carro, esteja pronto para receber ela e fazer fotos saindo do carro, sendo recebida pelo pai ( que geralmente é quem vai conduzir a noiva no tapete), fotos de abraços e beijos no pai, olhe algumas ideias antes de sair de casa para usar no dia e produzir algo legal.
Não se preocupe com a decoração da igreja, você tem um assistente lembra? Ele está fazendo essas fotos lá dentro e te dando suporte.
Corra, faça as fotos da noiva entrando na igreja, fotos da noiva no início no meio e no final do tapete, fotos do noivo recebendo a noiva e agradecendo ao pai.
Agora a coisa fica calma, então faça o máximo de fotos de todos os ângulos que conseguir, encha o cartão de coisa boa.
Agora é outra sequência de corrida, faça foto dos noivos lendo os votos, faça a foto dos noivos trocando aliança (não perca essa), faça foto dos noivos se beijando (use a criatividade e não perca essa também).
A cerimônia vai encerrar, vai haver agradecimento dos padrinhos aos noivos e padre, fotografe todo mundo sem dó, fotografe a saída dos noivos e beleza, acabou, hora da festa!

Festa – Corra para pegar os noivos na entrada da festa, sempre tem alguma coisinha que a cerimonialista preparou, fogos, foguetinhos que brilham e tal, troca ideia com ela e veja se vai ter surpresa no meio do rolê todo.
Agora faça uma coisinha, sequestre os noivos por um momento rápido e saia para fazer fotos com eles posados em algum local bom de composição no espaço ou próximo, você tem um assistente garantindo a decoração, lembra? Maravilha!
Agora fotos atrás do bolo com amigos e família, pronto, agora é só curtição, vai passar a gravata e sapatinho e você vai atrás, divirta-se e fotografe todo mundo sem esquecer de dar foco para os noivos.

Seu evento está garantido!

Lembrete: Tenha essas fotos com toda a certeza.

1 – Making OF – Vestido, Noiva Maquiando, Noiva Posada
2 – Cerimônia – Noiva Chegando, Tapete, Aliança e Beijo
3 – Festa – Noivos chegando, Ensaio com noivos, Bolo com amigos e família

Esse tipo de organização mental você pode usar para qualquer evento, é como funciona na minha cabeça, você de repente pode desenvolver um esquema diferente que vai servir legal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s